O idioma francês é uma língua românica com cerca de 136 milhões de falantes nativos no mundo. É língua oficial em 30 países, a maioria dos quais integra a chamada La Francophonie, a comunidade dos países francófonos. É língua oficial em todas as agências das Nações Unidas e em grande número de organizações internacionais.

Porquê aprender o francês
O francês é uma língua para o futuro. É a 5ªlíngua mais falada no mundo e a 2ª a ser mais ensinada. Está presente em todos os continentes, o francês contabiliza hoje 275 milhões de locutores, mas este número deverá triplicar por volta de 2050 para atingir os 710 milhões (segundo a Organização Internacional da francofonia).
O francês é uma língua de viagem. O domínio do francês permite-lhe viajar em inúmeros países e assim estabelecer um contacto mais autêntico com os autóctones. Na Europa, poderá praticar o francês em França, claro, mas também nas regiões francófonas da Bélgica, na Suíça, assim como no Luxemburgo e no Mónaco. Se desejar descobrir outros continentes, o francês irá acompanhá-lo. Do outro lado da Mediterrânea. Numerosos países de Africa conservam o francês como língua usual. Ao atravessar o Atlântico, descobrirá as praias paradisíacas da Guadalupe e da Martinica ou poderá maravilhar-se perante as paisagens enevoadas do Québec e comunicando com os seus habitantes.
O francês é uma língua de oportunidades profissionais. O mundo profissional é muito competitivo e as competências linguísticas, outras que o inglês, podem fazer a diferença no momento de conseguir um emprego, obter um melhor lugar ou tratar um dossier. Falar francês abre-lhe as portas do mercado e das empresas francófonas. Além disso, exprimindo-se na língua do vosso interlocutor francófono, pode gerar uma proximidade que pode deixar lugar a uma certa relação de confiança.
O francês é uma língua de cultura. Artistas tais como Edith Piaf, Stromae ou ainda os filmes francófonos como Intouchables, la famille Bélier ou Amélie, certamente já ouviu falar. Mas há tanto para descobrir! A indústria do cinema francês está em crescimento e produz cada ano novos filmes e filmes de animação de sucesso (Astérix). Falando francês, poderá compreender sem olhar para a legendagem. Fantástico, não?
O francês é uma língua de mobilidade. Partir e viver no estrangeiro durante um período, um ano Erasmus (ou definitivamente) é uma experiência de vida extraordinária porque descobrimos tanto de si como o mundo exterior. Se já têm bases em francês, a sua integração no país de adoção será mais fácil (relações com os colegas, novos amigos, etc.) Em certos casos, o conhecimento do francês é um ponto forte. Se deseja imigrar para o Québec, para a Suíça ou mesmo para a França, apresentar um diploma de língua francesa o ajudará a acumular pontos.
O francês é uma língua fácil a aprender para os locutores de uma língua latina. É verdade, aprender o francês quando a nossa língua materna é de origem latina, é mais fácil! A dificuldade está na pronúncia, mas uma vez que este elemento está adquirido, o mais duro está feito! Sua gramática é muito próxima das línguas latinas, permite a aprendizagem do francês mais simples em relação a uma língua germânica ou eslávica, para um lusófono. Para além disso, falar francês pode facilitar a aprendizagem para outras línguas como o italiano, o espanhol ou até melhorar o seu inglês porque partilhamos muito vocabulário!
O francês é uma língua de abertura para o mundo. Aprender uma nova língua, é como abrir uma janela sobre um outro mundo! Descobrimos uma outra perceção da realidade graça a conceitos ou as expressões que não existem na nossa língua materna. Temos também acesso a outras fontes de informações. O francês sendo a terceira língua a mais presente na internet (depois o inglês e o alemão), dá-lhe um olhar diferente da atualidade mundial e permite-lhe compreender os eventos que ocorrem a nível local se vivesse num país francófono.
O francês é uma língua para aprender com vontade. Forçar-se a fazer alguma coisa nunca dá bons resultados! Ao contrário, se tem vontade de aprender o francês, se esta língua o atrai pelas razões aqui apresentadas ou por outras, arrisque! A aprendizagem de uma língua é muito exigente e por vezes temos vontade de desistir… Não desista, estamos aqui para o acompanhar no seu percurso.
Escolha uma das seguintes modalidades e contacte-nos!
- Francês para particulares
- Adultos
- Crianças e jovens
- Francês para empresas
- Formação de francês para empresas
- Francês profissional para particulares e empresas
- Formação de francês para profissionais da Construção Civil
- Formação de francês para profissionais do Turismo
- Formação de francês para Profissionais da Saúde
- Formação de francês de secretariado

Preparação para os exames DELF/DALF e TCF
O DELF, Diplôme d’Études en Langue Française e o DALF, Diplôme Approfondi de Langue Française, são diplomas oficiais emitidos pelo Ministério francês da Educação Nacional, para certificar das competências em francês dos candidatos estrangeiros.
O DELF e o DALF são compostos por 6 diplomas independentes, correspondentes aos seis níveis do Quadro Europeu de referência para as línguas.
Estes exames destinam-se a qualquer pessoa adulta ou adolescente, que procure uma certificação oficial dos seus conhecimentos em língua francesa.
Certos países exigem um nível B2 ou C1 para aceder a inscrição em ordens na área da saúde e assim poder trabalhar nestes países.
O teste TCF (Test de Connaissance du Français) é o teste de francês do Ministério da Educação Nacional, do Ensino Superior e da Pesquisa.
Existem 4 tipos de TCF:
TCF TP – Tout Public: Permite certificar o nível de francês para fins pessoais, profissionais e académicos.
TCF IRN – Intégration, Résidence et Nationalité : Para candidatos que querem emigrar permanentemente para a França ou que desejam a nacionalidade francesa.
TCF Québec: Para candidatos que querem emigrar permanentemente para o Québec.
TCF Canadá: para candidatos que querem emigrar permanentemente para o Canadá ou que desejam ter a nacionalidade canadense.